Categories
Notícias

Em quais faculdades posso entrar com nota do Enem?

Já chegou a hora de fazer o Exame nacional do ensino médio (ENEM)? Bem, a verdade é que está muito próximo de começar as inscrições e, além de as fazer, o aluno deve estar totalmente ciente do que deseja. Por exemplo, já pensou onde planeja fazer seu curso? Isso é algo que pega qualquer um de surpresa na hora de ver as notas obtidas.

O Enem é um exame que acontece todo ano e muitos alunos passam todo o período entre um teste e outro estudando, em certos casos, no ensino médio alguns estudantes já estão se preparando para isso, fazendo a prova antes mesmo do ano exato de se formar, uma espécie de preparação.

De toda forma, aqui vamos averiguar um pouco mais o funcionamento do teste com relação aos possíveis locais que um aluno possa entrar. Vamos mostrar que a nota é realmente muito importante, mas apenas fazendo já possui grandes chances de ser chamado para alguma universidade ou curso que deseje.

Faça a prova!

Talvez seja estranho falar sobre isso. Muitas vezes não é possível ter o conhecimento que fará com que tenha resultados realmente bons, no entanto, fica claro que essa possibilidade existe e que é necessário apenas um pouco de estudo a mais todo dia.

Caso não seja possível, faça o que sabe, naquele momento os ânimos podem realmente estar excedendo, portanto, tente manter a calma e responder de maneira simples aquilo que sabe. Como a prova envolve questões de múltipla escolha, dificilmente terá dificuldades para colocar uma resposta.

inscrição enem como fazer

Não é para “chutar”, mas para responder aquilo que sabemos, muitas vezes nos impressionamos com nossas capacidades e fazer um teste como esse, mesmo que tire uma nota baixa, pode provar que é capaz de algo e ainda assim será possível obter um curso.

Vamos falar mais dessa possibilidade a seguir.

Qual nota necessária para entrar no curso

Primeiramente, a boa notícia é que caso não zere o enem pode entrar em diversas instituições de ensino, há possibilidade de oferecerem também parte da bolsa para entrar em certa faculdade, que na verdade é algo bem comum de acontecer.

A prova é divindade em questões de humanas e exatas, assim como uma parte destinada à redação. Caso tire uma boa nota em exatas, por exemplo, pode conseguir uma vaga em universidades que aceitam melhores alunos nesse quesito. É claro, cada curso será mais propenso para um lado, por esse motivo, foque naquilo que gosta e consiga uma boa pontuação.

Cada parte da prova é dividida em 1000 pontos, até mesmo a redação. São dois dias de prova, geralmente com o intervalo de uma semana de um para o outro. A nota que falará mais alto durante esse período é aquela cujo a disciplina gostou mais.

Programas que podem ser utilizados com a nota do Enem

Existem certos programas que servem para fornecer bolsas para alunos, principalmente para aqueles que estiveram toda a sua vida em escolas públicas, assim, os mais famosos são:

  • Prouni
  • Pronatec
  • Sisu
  • Fies

Existem outros que possuem a mesma função, mas para deixar mais simples o raciocínio vamos trabalhar apenas com esses, porque será mais simples entender a função.

O primeiro ponto a se destacar com esses programas é que a nota não precisa ser tão alta assim (depende do curso, é claro). Outra situação que torna o processo melhor é a possibilidade de conseguir bolsas menores que 100%, assim, torna mais fácil o ingresso em uma faculdade ou curso.

Esteja ciente da competitividade a cada ano

Imaginando que deseja um curso em especial, é interessante olhar de vez em quando a famosa “nota de corte”. Apesar de mudar a cada ano, você mesmo pode fazer uma média dela, se baseando, é claro na competitividade daquele ano e evidentemente em notas dos anos anteriores.

enem

Assim ficará mais fácil definir em qual faculdade deseja entrar, afinal, apesar de possivelmente querer a primeira opção, os estudantes na maioria das vezes possuem um segundo plano, caso não seja possível o desejado naquele ano.