Categories
Notícias

O que é DPVAT? Porque ele é importante?

O pagamento DPVAT 2022 é um seguro que garante o reembolso de despesas com cobertura de acidentes de trânsito, invalidez permanente e acidentes fatais, todas com limite de gasto e pagas apenas uma vez, não sendo um benefício contínuo.

Com essas garantias, o DPVAT protege as pessoas contra acidentes de trânsito, não apenas as que possuem seguro privado.

Sobre DPVAT 2022

O que é DPVAT? Porque ele é importante?

O seguro DPVAT cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistência médica complementar (DAMS) para lesões leves decorrentes de acidentes de trânsito em todo o país.

A cobrança do seguro é anual e obrigatória para todos os proprietários de veículos. Do total arrecadado: 45% vai para o Sistema Único de Saúde (SUS); 5% vai para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e 50% vai para o pagamento de sinistros e despesas administrativas.

O que é DPVAT?

DPVAT é um seguro de acidentes pessoais rodoviários ou “seguro obrigatório”. É pago anualmente junto com a primeira parcela do IPVA, ou na Cota Única.

Como funciona a compensação DPVAT?

Você tem direito à indenização do DPVAT (Seguro de Danos em Veículos Automotores de Lesões Corporais) para todas as vítimas de acidentes causados ​​por um veículo motorizado ou sua carga em terra, incluindo o motorista e passageiros, pedestres e / ou seus beneficiários em caso de morte da pessoa ferida.

DPVAT e o que significa sua extinção? O DPVAT vai acabar?

O governo Bolsonaro propôs o fim do pagamento do seguro obrigatório DPVAT por meio da Medida Provisória 904, anunciada em 11 de novembro. Os acidentes com vítimas de trânsito ocorridos até 31 de dezembro de 2019 ainda serão contemplados.

Por que o DPVAT terminará?

O governo argumentou que o objetivo da rescisão do DPVAT é evitar fraudes e reduzir os custos de supervisão do setor público.

O que acontecerá com as vítimas?

O que é DPVAT? Porque ele é importante?

Especialistas acreditam que o governo deve melhorar o seguro obrigatório e não extinguir a alíquota. O governo se defende dizendo que a extinção do sistema de indenização por acidentes de trânsito tende a gerar disputas para o judiciário.

Em nota divulgada sobre a Medida Provisória 904 em 11 de novembro, o governo Bolsonaro afirmou que a proposta não abandona os cidadãos, “já que, em termos de despesas médicas, existe atendimento gratuito e universal na rede pública até pelo SUS”.

Para os segurados do INSS, também há cobertura para auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, acidente e morte. E mesmo para quem não é segurado do INSS, o governo federal também oferece o Benefício Continuando (BPC), que garante o pagamento de um salário mínimo mensal às pessoas que não têm condições de se sustentar ou que foram mantidas pela família, nos termos da respectiva legislação.

Como solicitar reembolso de seguro DPVAT online

A solicitação de recebimento do valor deve ser feita no site oficial específico. É necessário fornecer dados do proprietário do carro, como CPF ou CNPJ, telefone e e-mail.

Também é necessário informar ao Renavam sobre o veículo e o estado da matrícula. Além disso, os detalhes do pagamento, como data e valor, e a conta do proprietário; tipo de banco, agência e conta.

Segundo a seguradora Líder, responsável pelo processo, “ao enviar a solicitação, o titular receberá um número de protocolo para monitorar a devolução, no mesmo site.

Após o cadastro, o reembolso será processado em até dois dias úteis, dependendo unicamente da compensação bancária pela sua realização”.

Ainda de acordo com a seguradora, o site só receberá pedidos de reembolso da diferença nos valores pagos pelo Seguro DPVAT 2021.

Para frotistas de veículos, é necessário enviar um e-mail para restituicao.dpvat@segureralider.com.br. O reembolso será creditado diretamente na conta do proprietário.

Você sabia que o novo aplicativo DPVAT bloqueia o telefone enquanto o usuário dirige

O Seguro DPVAT 2022, o Aplicativo Modalidade Trânsito. O aplicativo pode bloquear chamadas e mensagens no celular do motorista durante a condução, enviando respostas automáticas para qualquer pessoa que tentar entrar em contato com o motorista.

O aplicativo permite que você personalize respostas automáticas para contatos específicos e compartilhe a localização ao enviar a resposta. O usuário também possui uma série de opções de texto prontas para facilitar a ação, como: “Estou dirigindo. Para garantir a minha segurança e a de todos, responderei em breve.”

Se o contato for feito pelo WhatsApp (https://pt.wikipedia.org/wiki/WhatsApp), o aplicativo DPVAT emite a declaração de bloqueio pelo próprio Facebook Messenger. Ao receber uma mensagem ou chamada convencional, a solução é enviar um SMS automático com o alerta.

Segundo a Seguradora Líder, responsável pela gestão do DPVAT, o objetivo é evitar a distração do motorista no trânsito. Basta apertar para iniciar a viagem que o aplicativo começará a funcionar.

O motorista pode desativá-lo a qualquer momento para retomar o recebimento de chamadas e mensagens normalmente.