Categories
Pele

Prevenir o envelhecimento: 8 maneiras comprovadas de prevenir rugas

Não há mal nenhum em ter rugas, mas existem formas de prevenir o envelhecimento. Algumas linhas faciais podem ser cativantes e adicionar personalidade ao seu rosto.

Mas não é segredo que muitos de nós preferiríamos manter-los sob controle. Sem intervenção médica ou cirúrgica, pode ser um desafio reverter a aparência das rugas, uma vez que você como tem.

Mas existem medidas que você pode tomar e mudanças no estilo de vida que você pode fazer retardar para sua aparência.

Neste artigo, vamos dar uma olhada em oito formas baseadas em evidências para ajudar a evitar as rugas.

 O que causa rugas?

A pele de todas as pessoas envelheces, e é por isso que a pele de uma criança e a de uma pessoa de 90 anos são muito diferentes.

A pele perde elasticidade à medida que envelhece porque a produção de colágeno diminuiu com o tempo.

Esse processo pode ser se aausussus por uma variedade de fatores, incluindo exposição ao sol, poluição e certos hábitos de vida.

Conforme você envelhece, sua pele tende a ficar mais fina e seca também.

Quando sua pele não tem tanta umidade ou volume como antes, também pode torná-la mais propensa a rugas.

O que você pode fazer para prevenir rugas?

Prevenir o envelhecimento

A genética pode desempenhar um papel importante no envelhecimento de sua pele com o tempo. Isso é conhecido como envelhecimento intrínseco.

Mas mesmo que sua família tenha uma pele que tende a enrugar facilmente, você ainda tem bastante controle sobre sua própria pele e sobre como ela.

Embora seja inevitável que as rugas a a algum momento, cuidar bem de sua pele pode ajudar muito a manter-la livre de rugas pelo maior tempo possível.

Abaixo são oito fatores de estilo de vida que podem ajudar a manter sua pele com uma aparência saudável e jovem.

1- Proteja-se do sol

É um fato bem conhecido que a exposição ao sol pode danificar sua pele, causando envelhecimento prematuro e rugas.

De acordo com um estudo de 2013 da Trust Source, o uso regular de filtro solar tem a capacidade de retardar os sinais de envelhecimento da pele.

Prevenir o envelhecimento

Para proteger sua pele dos prejudiciais raios ultravioleta (UV) do sol, é vital aplicar um FPS entre 30 e 50 todos os dias, mesmo se estiver nublado.

Os raios ultravioleta ainda podem penetrar nas nuvens, então não pule o protetor solar só porque não está ensolarado.

Para proteção extra, use um chapéu de aba larga, roupas de cores claras que refletem o sol e óculos de sol com proteção UV.

2. Use um retinóide

Os retinóides, derivados da vitamina A, são um dos ingredientes antienvelhecimento mais estudados.

Às vezes chamados de retinol, os retinóides têm a capacidade de aumentar a produção de colágeno, o que ajuda a fortalecer a pele.

Os retinóides também estimulam a regeneração da pele e podem promover a criação de novos vasos sanguíneos, o que pode ajudar a melhorar a aparência e textura geral da pele.

Existem cinco tipos principais de retinóides, cada um com graus ligeiramente diferentes de potência.

Alguns estão disponíveis em cremes e géis que você pode comprar sem receita, enquanto outros estão disponíveis apenas com receita médica.

Os dermatologistas recomendam começar com uma pequena quantidade para testar a tolerância da sua pele ao produto e usá-la todos os dias para evitar descamação.

Converse com seu dermatologista para saber qual é a opção certa para sua pele.

3. Prevenir o envelhecimento – Hidratar com creme

Um hidratante atua como um copo de água para o rosto. Os hidratantes ajudam a nutrir e hidratar a pele.

Isso é especialmente importante à medida que você envelhece e sua pele fica mais seca, o que a torna mais propensa a rugas.

4. Mantenha-se hidratado

A água potável é essencial para uma boa saúde. Seu corpo precisa de água para quase todas as funções que desempenha.

Além de funções vitais, como eliminar as toxinas do corpo, ajudar na digestão e regular a temperatura corporal, a água também pode ajudar a manter a pele saudável e hidratada por dentro.

Prevenir o envelhecimento

De acordo com um estudo de 2015 da Trust Source conduzido com um grupo de mulheres saudáveis, foi determinado que uma maior ingestão de água pode ter um efeito na hidratação da pele e pode afetar positivamente a fisiologia da pele.

Outro estudo de 2017 descobriu que beber extrato de folha de erva-cidreira, que é normalmente encontrado no chá, pode ajudar a aumentar a elasticidade da pele e corrigir danos aos tecidos.

5. Prevenir o envelhecimento – Coma alimentos ricos em vitaminas

Você provavelmente já ouviu o ditado: “Você é o que você come.” Quando se trata de quão bem sua pele envelhece, isso é especialmente verdadeiro.

Um grande estudo holandês da Trust Source 2019, que teve mais de 2.700 participantes, descobriu que os hábitos alimentares estão associados às rugas faciais, especialmente em mulheres.

De acordo com o estudo, as mulheres cujas dietas incluem uma grande quantidade de carne vermelha e lanches não saudáveis ​​tendem a ter mais rugas faciais do que as mulheres que incluem mais frutas em sua dieta.

Alimentos com alto teor de propriedades antiinflamatórias ou antioxidantes também podem melhorar a elasticidade da pele e proteger contra danos à pele e envelhecimento prematuro.

Alguns alimentos e bebidas com essas qualidades incluem:

  • Chá verde
  • azeite
  • salmão
  • abacates
  • romãs
  • sementes de linhaça
  • vegetais, especialmente cenoura, abóbora, folhas verdes, pimentão e brócolis.

 6. Durma de costas

De acordo com um estudo de 2016, sua posição de dormir pode ter um efeito na formação de rugas.

O estudo descobriu que pessoas que dormem de lado ou de estômago estão sujeitas a forças de compressão mecânica, que podem acelerar a formação de rugas e também distorcer a pele facial.

Uma maneira de evitar isso é tentar dormir de costas em vez de deitar de lado ou de barriga para baixo.

As fronhas de seda também podem ser mais amáveis ​​para a sua pele do que o algodão, pois criam menos fricção e ajudam a prevenir a abrasão da pele.

7. Não fume

A fumaça do tabaco danifica o colágeno e a elastina, as fibras que dão elasticidade e força à pele. Além disso, a nicotina nos cigarros faz com que os vasos sanguíneos se contraiam.

Prevenir o envelhecimento

Isso reduz o fluxo sanguíneo para a pele. Como resultado, sua pele não recebe tanto oxigênio. Também limitará os nutrientes importantes, como a vitamina A, que podem chegar à sua pele.

De acordo com a Clínica Mayo, o calor associado aos cigarros também pode causar rugas. Além disso, franzir os lábios repetidamente para inalar pode causar enrugamento prematuro ao redor da boca.

Um estudo de 2013 da Trust Source feito com 79 pares de gêmeos idênticos descobriu que os gêmeos que fumavam tinham significativamente mais rugas do que seus colegas que não fumavam.

Se você fuma atualmente, converse com seu médico sobre um programa de cessação do tabagismo para ajudá-lo a parar.

8. Relaxe seu rosto

Prevenir o envelhecimento

Movimentos faciais repetidos, como apertar os olhos, franzir a testa ou franzir os lábios, podem acelerar a formação de rugas.

Se você aperta os olhos com frequência, pode ser um sinal de que precisa examinar seus olhos ou de que precisa de uma receita mais forte para seus óculos ou lentes de contato.

Obter uma nova receita pode beneficiar sua pele e também seus olhos. Se você fica carrancudo ou carrancudo com frequência, procure maneiras de aliviar o estresse.

Algumas técnicas úteis de gerenciamento de estresse e que podem prevenir o envelhecimento incluem:

  • exercício regular
  • exercícios de respiração profunda
  • ioga
  • meditação
  • atenção plena