Categories
General

Como está o Prouni em meio a pandemia? Saiba mais!

O que ficou sabendo sobre o Prouni durante essa pandemia? Bem, muitos afirmaram que foi um pouco diferente daquilo que era esperado, até porque as provas foram aplicadas de forma remota em certos casos, já que os candidatos não poderiam estar em uma instituição, visto os problemas sanitários.

Bem, não é de se assustar que o processo de 2021 tenha sido um pouco caótico devido alterações na programação. Com essa mudança de datas ficou claro que algumas pessoas foram prejudicadas.

Como a prova aconteceu em janeiro, algumas já poderiam estar saindo de folga dos serviços ou até mesmo não estarem preparadas para o que aconteceu. Saiba mais sobre o assunto com os tópicos que separamos a seguir!

A relação do Prouni com a pandemia

De fato, não foi um ano fácil. Imaginando que todas as instituições de ensino podem ter perdido uma grande quantidade de alunos, visto a crise e por conta da falta de recursos financeiros. É possível dizer que a partir do momento em que tudo aconteceu de maneira mais branda, as universidades também conseguiram se adaptar.

De forma mais simples, às aulas remotas ganharam um espaço que nunca tiveram. Veja bem, desde o início da pandemia várias pautas foram colocadas ao ar como propostas para que alunos, tanto da universidade como do ensino básico e médio, recuperarem o tempo perdido em aulas.

Prouni

No entanto, o melhor que aconteceu foi começar a ensinar de maneira online, dessa forma, até mesmo na TV de sua casa era possível assistir alguma aula, porém esse método não é tão eficiente.

Nas faculdades aconteceu o mesmo! Na maior parte dos meses do ano passado a atividade não conseguiu voltar de uma forma bem elaborada, mantendo boa parte das aulas de online.

Como ficou o processo de seleção

A prouni data de inscrição ficou completamente diferente, mas as notas aconteceram de maneira normal e o ingresso em algumas universidades conseguiu ser alcançado de maneira normal.

Um dos programas mais procurados durante o período foi o Programa Universidade para Todos (Prouni), afinal, ninguém pode parar de aprender, visto que apenas com isso podem alcançar alguns dos seus sonhos.

Por que se cadastrar no programa em 2022?

O ano de 2021 com certeza trouxe diversos questionamentos acerca da validade do programa, é claro, com tudo que estava acontecendo não era possível estar presencialmente em uma faculdade, fazendo com que muito do dinheiro investido pelos alunos, não valesse a pena.

Em outras palavras, caso não recebesse uma bolsa de 100%, pagar parte dela talvez não fosse uma opção muito interessante. No ano de 2020 o processo de fechar escolas já havia começado, portanto, muitos estudantes que desejam entrar em uma faculdade já estavam cientes disso.

Prouni

Com o passar do tempo, só ficou mais claro as dificuldades que seriam enfrentadas. Geralmente os alunos pagam uma universidade, não apenas para ganhar o diploma e ter aulas com professores que entendem disso, mas pelo ambiente escolar também, que ajuda bastante na hora do aprendizado, com isso tirado, não valia mais a pena pagar a instituição.

Vale a pena investir no ano de 2022 porque é muito provável que não estejamos mais em um cenário tão crítico. Apesar da real demora para que certos acontecimentos se tornem possíveis no Brasil, como a vacinação, a medida do possível várias pessoas conseguem acesso a ela.

Então, pode-se dizer que o próximo ano será um recomeço, mas esteja pronto, a competição para entrar em certas faculdades pode ser ainda maior!

Qual foi o desfecho de tudo?

No final de 2020, para tentar diminuir esse impacto as aulas presenciais voltaram. Aconteceu com diversas instituições, desde o ensino técnico ao superior.

Foram seguidos à risca protocolos de segurança, então não houve grandes problemas, já que até mesmo o distanciamento aconteceu para sanar os acontecimentos.

Havia também o “revezamento de turmas”, que propicia dias de aulas para certos alunos, enquanto outros estavam em casa.

Infelizmente todo o esforço para continuar com as estratégias não foi bem recompensado, porque no início de 2021 diversos Estados do Brasil começaram a ter problemas com muitos casos do Coronavírus novamente, fazendo com que as escolas novamente fechassem.

A espera por 2022 e pela vacina, agora é ponto crucial para voltar a uma normalidade.