Categories
Notícias

Quais são os tipos de cursos oferecidos pelo Senai? Veja!

O Senai é com certeza uma das maiores instituições de ensino profissionalizante do Brasil. Ele oferece diversos benefícios para quem deseja empregar de maneira correta no mercado, afinal, a ligação com muitas empresas que ele oferece é um ponto positivo na hora da especialização.

De forma geral, uma pessoa que faz algum curso terá todo o aprendizado teórico e prático (que pode estar sendo atrapalhado agora por conta da pandemia) e poderá desempenhar as funções em uma empresa de maneira correta.

Esse aluno também ganha um certificado, provando que ele é eficiente para desenvolver alguma função dentro da empresa, principalmente em curso focado em apenas uma coisa, é algo muito valioso, alguns alunos podem passar meses apenas aprendendo sobre administração ou até mesmo como tornear. Vamos aqui falar um pouco sobre os tipos de cursos oferecidos pelo Senai, e como pode mudar sua carreira profissional.

Aprendizado gratuito Senai

Imaginando que existam pessoas que desejam se formar em algo e que o mercado sempre está à procura de novos profissionais, o Senai oferece cursos gratuitos que podem variar bastante. É possível aprender até mesmo a linguagem de programação em algum deles.

Dentre os mais famosos estão:

  • Administração;
  • Informática básica;
  • Programação;
  • Cursos voltados para aprendizado do português.

Esses são apenas alguns dos cursos conhecidos, no entanto, cada estado pode variar bastante a quantidade e qualidade, tornando- se mais específicos para algo.

senai ead

Eles podem desenvolver isso de acordo com a necessidade que eles observam no mercado, principalmente quando certa empresa relata que está com poucos profissionais em certa área.

Veja bem, porque apesar de serem bem simples a maioria dos cursos citados aqui, pode ser algo estimulante para o aprendizado em outra área.

Aprendizagem paga

Existe a modalidade paga. Essa já é mais provável que entre nas dependências da instituição e trabalhe de duas formas. Primeiramente fará uma parte teórica, depois a prática.

Como tudo que se faz é voltado para a indústria pode acabar aprendendo programação ou até mesmo a soldar algo. A maioria dos cursos oferecem, na hora do aluno conferir sua matrícula, um quadro geral com tudo que será ensinado.

Apesar do curso ser fácil de conseguir, ele possui certas particularidades que o diferenciam dos outros.

  • Primeiramente, ele pode ser de longo ou curto prazo, irá depender da quantidade de material que será passado;
  • Depois disso, os cursos podem ser mais direto, ensinando algo como “manutenção industrial” que é uma matéria bem específica e talvez não necessite de tanto tempo para aprender;
  • O pagamento do curso é dado em períodos, podendo ser dividido de forma mensal, caso seja algo bom para o estudante.

Basicamente a aprendizagem paga se forma a partir disso, a vantagem do Senai com relação a outros cursos pagos do mercado é a maior facilidade para encontrar trabalho, até mesmo estágios, visto sua facilidade.

Aprendizagem industrial Senai (jovem aprendiz)

Bem, esse tipo de formação não poderia faltar. Esse tipo de curso é oferecido como um programa menor aprendiz. Basicamente será contratado por uma empresa, mas ganhará um curso técnico de graça.

Sendo mais direto, você pode acabar ganhando para aprender. É uma ferramenta muito útil para alunos e empresas. Pense bem, a empresa necessita de profissionais novos, nada melhor que os qualifica para isso.

É necessário também possuir um quadro de menores aprendizes na empresa, portanto, é obrigatória a contratação dessas pessoas. Sendo assim, se você possui as características necessárias para ingressar no curso, opte por ele.

As condições para tal são:

  • Estar cursando o ensino médio ou ter concluído.
  • Possuir idade entre 14 e 24 anos;
  • Não ter outro registro na carteira de trabalho;
  • Apresentar documentos como RG e CPF na hora de se cadastrar e de se apresentar.

É importante também que tenha em mente a quantidade de benefícios do curso que irá escolher. A maioria oferece vale transporte, salário e benefícios comuns aos empregados, como FGTS e Décimo Terceiro.

Sendo uma das instituições mais conhecidas no ramo é muito eficiente para ligar o aluno formado com outras empresas que necessitem do trabalho dele. Ao final, como acontece em todo curso técnico, deve-se apresentar um TCC para a conclusão.

Nesse momento tudo que foi aprendido deve ficar claro, esteja ciente disso, porque é algo que se prepara durante todo o período.

E por falar nisso, os cursos podem apresentar diferentes tempos de conclusão, chegando até mesmo a 2 anos!