Categories
General

Vale a pena fazer a prova do Encceja? Prova, Certificado e muito mais!

Se uma pessoa se encontra em idade acima dos 18 anos e não terminou o ensino médio, por exemplo, pode ser uma boa opção fazer o Encceja. O programa tenta lidar com pessoas que já passaram do período normal para a conclusão dos estudos.

Para melhor esclarecer essa dúvida, leia o artigo a seguir. Entenderá que a prova, além de facilmente aplicada, pode ajudar com seus estudos em longa data.

Esteja preparado, no entanto, para certas implicações. Todas podem ser retiradas, mas é fundamental o esforço pessoal de cada um.

O que é Encceja?

O Encceja é uma prova que não possui tantas dificuldades, mas que muitos acabam não fazendo porque não entendem se é uma vantagem ou não.

Encceja

A prova é realizada no segundo semestre do ano e chama bastante atenção de quem pretende ter seu certificado. Serve tanto para o ensino fundamental como para o médio.

A estrutura da prova mudará de um para o outro, mas é uma possibilidade muito interessante. De toda forma, vamos ver se vale mesmo a pena fazer ela.

Encceja ou Ensino normal?

Essa é uma questão que chega a muitas pessoas. A maioria dos trabalhadores acabam optando por fazer um ensino regular no período da noite. Já que durante o dia é importante que estejam trabalhando. Porém, a realidade é que se tiver uma chance de fazer a prova da Encceja, as opções são melhores.

Não dá, obviamente, para aprender 3 ou 5 anos de aprendizado em escolas em apenas poucos meses. Isto, no entanto, pode partir do próprio esforço. Caso passe na prova poderá estudar por conta própria, até mesmo na internet. Fazer a encceja inscrição pode ajudar também na hora de entrar em alguma universidade, porque terá foco total para ela.

O ensino regular é uma boa opção para quem ainda não chegou a uma idade muito avançada e que não possui tantos trabalhos para serem executados, ou seja, não é o funcionário ativo de uma empresa.

Quanto tempo demora para receber o certificado

O sistema se baseia em um processo um pouco extenso, mas é bem mais rápido que concluir o ensino de maneira normal. Tendo em vista isto, a prova dura apenas poucas horas, no entanto, para que seja avaliada pode demorar um pouco mais.

A questão aqui é que o processo é longo. Primeiramente se faz a inscrição antes do segundo semestre do ano, depois espera-se até a data da prova, que pode acontecer até mesmo em Setembro, após isto, deve esperar os resultados.

Encceja

Se fizermos um cálculo básico de tempo, já na primeira etapa se tem que esperar aproximadamente 6 meses. Fica mais claro ainda quando pensamos que existem cursos que podem ser utilizados para aprender mais sobre a prova que duram 6 meses.

Então sim! É um processo um pouco longo, principalmente para quem já possui uma boa base do que será aplicado.

Fazer ENEM depois do Encceja?

É algo que vale a pena sim! Mesmo que não se sinta preparado ainda, poderá observar como o Exame mais famoso do Brasil funciona e, quem sabe em outro ano, já começar a trabalhar com ele.

O ENEM é com certeza um dos maiores influenciadores para jovens e adultos do Brasil. É responsável por ligar diversos estudantes a faculdades que desejam, portanto, é algo que gera vantagens quando é feito dessa maneira.


É um processo que vale muito a pena para diferentes tipos de pessoas. Para quem ainda não concluiu o ensino fundamental é possível fazer a prova com 15 anos de idade. Dessa forma, caso passe, pode seguir para o Ensino Médio e o completar da maneira mais comum possível.

Visto isto, na maior parte do tempo fica clara a necessidade de estudar, seja em casa, com amigos e até mesmo em um curso, poderá ser muito útil essa prática no futuro, e não apenas se referindo a realização da prova, mas todo o processo que a abarca.

Por finalizar, é mais prático fazer o ensino médio da forma correta, ano por ano, mas se não foi possível é mais recomendável fazer a prova do Encceja, principalmente para quem não possui muito tempo e é ocupado com trabalhos ou outras ações que necessitam de atenção!